Literacia da informação

Neste espaço, deve haver tutoriais criados pelo professor bibliotecário para ajudar os alunos. Podem ser sugeridas ligações, por exemplo, ao «Tutorial de Literacia da Informação» (Traduzido e adaptado do TILT por Susana Viegas para a Biblioteca Pública de Évora) ou ao «Guia de Blogues e Homepages» - e-criar, PT Escolas  em https://e-criar.sapo.pt/

Segurança na Internet

Devem ser igualmente criados tutoriais simples para ajudar os alunos a compreender o que fazer perante os perigos da internet. Há também a possibilidade de aceder a sites como Seguranet.pt, à Fundação PT, entre outros. No Portal das Escolas encontra-se também um «Manual de literacia digital para educadores» e em «Mundo Educação» o que é a «Netiqueta».

Direitos de autor

É muito importante que se explique aos alunos em que consistem os direitos de autor e o respeito por eles. Para auxiliar o professor bibliotecário nessa tarefa, existe um Verificador de direitos de autor (REAtar; RBE; BNP, 2014), um questionário de três perguntas («Evita o plágio», de Isabel Maria Monteiro da Silva) e será bom consultar as Perguntas Frequentes – Direitos de autor da Sociedade Portuguesa de Autores.

Fiabilidade, seleção e tratamento da Informação

É vital que os alunos saibam como pesquisar a informação, como selecionar a que é mais correta, mais atual, mais fidedigna e, posteriormente, tratem esses dados para elaborar os seus trabalhos e/ou adquiram mais conhecimento acerca de determinado tema. Uma vez mais, a construção de tutoriais simples e adequados à faixa etária são fundamentais para que possamos mudar a prática de «copy/paste» tão habitual. Há na RBE um «Guião para validar sítios/páginas Web» e um guia de blogues e homepages, do e-Criar do Sapo intitulado «Fontes de informação».

Apresentação da informação

Do mesmo modo se deve proceder para a apresentação de trabalhos quer escritos quer orais - criar tutoriais simples que sugiram ferramentas web grátis, intuitivas e simples. O Office dá  «Sugestões para criar e fazer uma apresentação eficaz», que pode funcionar como ponto de partida para a criação dos tutoriais.

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode